Membros

MEMBROS HONORÁRIOS

Prof. em. Dr. Helmut Girndt (Universität Duisburg-Essen)
Presidente da Internationalen Johann-Gottlieb-Fichte Gesellschaft e.V. (1997-2000)
Prof. Dr. Günter Zöller (Ludwig-Maximilians-Universität München)
Presidente da Internationalen Johann-Gottlieb-Fichte Gesellschaft e.V. (2000-2003) 
Membro do Conselho Editorial da Obra Completa de J. G. Fichte da Academia Bávara das Ciências
Membro da Comissão Fichte da Academia Bávara das Ciências
Prof. Dr. Jürgen Stolzenberg (Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg)
Presidente da Internationalen Johann-Gottlieb-Fichte Gesellschaft e.V. (2003-2006) 
Membro da Conselho Diretor da Kant-Gesellschaft e.V.
Membro Fundador do Internationales Zentrum für Klassikforschung da Klassik Stiftung Weimar
Prof. Dr. Jean Christophe Goddard (Université de Toulouse le Mirail)
Presidente da Internationalen Johann-Gottlieb-Fichte Gesellschaft e.V. (2006-2012)
Presidente da Associação EuroPhilosophie.
Vicepresidente da Internationalen Johann-Gottlieb-Fichte Gesellschaft e.V. (2009-2012)
Coordenador da Rede Ibérica de Estudos Fichteanos
Meembro Fundador da SEKLE, Sociedad de Estudios Kantianos en Lengua Española.
Prof. Dr. Mário Jorge de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa)
Coordenador da Rede Ibérica de Estudos Fichteanos



MEMBROS

Hans-Christian Klotz 
possui graduação em filosofia - Ludwig Maximilian Universität München (1986) e doutorado em filosofia - Ludwig Maximilian Universität München (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás e colaborador do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Kant e o Idealismo Alemão, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Fichte, Hegel, filosofia transcendental e subjetividade. As linhas de pesquisa são Filosofia Transcendental (UFSM) e Ontologia e Metafísica (UFG).

Emiliano Acosta
é investigador de pós-doutorado do Fundo de Investigações Científicas de Flandres, Bélgica (FWO). Realizou seu doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, sobre a relação conceitual entre Schiller y Fichte. Atualmente trabalha no Centre for Critical Philosophy da Universidade de Gante (Bélgica) em um projeto sobre a presença do legado do Iluminismo Radical na discussão atual sobre pluralismo, tolerância, liberdade de imprensa e expressão e libertade individual.

Francisco Antuña
é licenciado em filosofia pela Universidad Nacional de Río Cuarto. Como bolsista do Departamento de Ciência y Técnica da Universidad Nacional de Río Cuarto (2002-2004) pesquisou sobre "o idealismo crítico-transcendental kantiano". Ofereceu vários cursos e palestras em congressos e seminários na Argentina sobre a filosofia de Kant e Fichte. Sua pesquisa atual concentra-se nas lições da Doutrina da Ciência de 1804 e na filosofia francesa do século XX.

Giorgia Cecchinato 
possui graduaçao em filosofia pela Università degli studi di Padova (2001), e doutorado (2007) em filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Foi pesquisadora e encarregada de ensino na Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2007-2008) e bolsista DAAD na Universidade Federal do Paraná. Foi pesquisadora na Università degli studi di Padova  e professora visitante na Universidade Federal do Paraná (2008-2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua sobretudo na área de Filosofia Moderna, com destaque nos seguintes temas: Kant, Idealismo Alemão, Filosofia do Século XVIII, em suas implicações estéticas e morais. É autora da monografia Das Problem einer Ästhetik bei Fichte, Würzburg, 2009, e de outros ensaios e artigos sobre questões e problemas do Idealismo Alemão.

Héctor Oscar Arrese Igor 
ganhou o título de doutor em filosofia na Universidad Nacional de La Plata com uma tese sobre Autoconsciência, Alteridade e Estado nas teorias de Hermann Cohen e Johann G. Fichte. Foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) entre 2004 e 2006, o que lhe permitiu estudar na Universidade de Halle-Wittenberg, sob orientação do Prof. Dr. Jürgen Stolzenberg. Ele publicou inúmeros artigos sobre ética e filosofia política, especialmente no campo do idealismo alemão e do neo-kantismo de Marburg.

Luciano Corsico 
é graduado em filosofia (Universidad Nacional de Rosario, Argentina), desde 2007 trabalha como bolsista do CONICET, e realiza sua tese de doutorado sobre a filosofia de Fichte, sob orientação do Dr. Alberto Mario Damiani. Atualmente participa dos seguintes projetos de investigação: "O Conceito de Liberdade na Filosofia Transcendental", CONICET, PIP 2009-2011, Investigador Principal: Dr. Alberto Damiani. "O Primado da Razão Prática na Filosofia Transcendental", AGÊNCIA FONCYT-2008-2009, Investigador Principal: Dr. Alberto Damiani.

Mariano Gaudio 
é professor de filosofia na Universidade de Buenos Aires, e se dedica a temas da metafísica e da filosofia política em sua relação com a filosofia moderna e o idealismo alemão. Ele apresentou e publicou trabalhos sobre Kant, Schiller, Fichte, Schelling e Hegel.

Gustavo Macedo Rodriguez 
fez seus estudos de graduação em filosofia na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e mestrado na UNAM e na Freie Universität-Berlin, sendo bolsista do Instituto de Pesquisa Filosófica da UNAM. Atualmente exerce doutorado em filosofia na Martin-Luther-Universität Halle/Saale, na Alemanha.

Max Maureira 
é doutor europeu em direito e filosofia (Universidade de Valência, Espanha - Universidade de Braunschweig, Alemanha). Realizou estudos em Santiago do Chile, Glasgow, Berlim e Tübingen. Fez pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha. É pesquisador do Centro de Filosofia Clássica Alemã (Argentina) e membro da Sociedade Alemã de Filosofia e da Sociedade Chilena de Filosofia Jurídica e Social.

Carlos Emel Rendòn 
é doutor em filosofia pela Universidad de Antioquia, Medellín, e professor assistente do Departamento de Estudios Filosóficos y Culturales da Universidad Nacional de Colombia, Medellín. Suas áreas de investigação compreendem a filosofia prática e social e a ética. Publicou diversos artigos sobre a teoría do reconhecimento na filosofia de Hegel e de Fichte em revistas e livros na América Latina e na Europa.

Maria Jimena Solé 
é doutora em filosofia pela Universidad de Buenos Aires, onde atua como professora auxiliar no Departamento de Filosofia ministrando cursos de filosofia moderna. Com o apoio de uma bolsa de doutorado do CONICET (Argentina) e DAAD (Alemanha), realizou sua pesquisa de doutorado sobre a recepção e a influência da filosofia de Baruch Spinoza na Alemanha durante o século XVIII. Ela é atualmente bolsista de pós-doutorado pela CONICET com o projeto "Iluminismo e Contra-Iluminismo na Alemanha", liderado pelo Dr. Jorge E. Dotti. É membro da Fichte-Gesellschaft e coordena o grupo de pesquisa "Fichte e o Iluminismo", que funciona na Faculdade de Filosofia da Universidade de Buenos Aires. Tem participado em inúmeros eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Ela já publicou traduções do alemão e do francês, bem como artigos em revistas científicas e obras coletivas.

Thiago Suman Santoro 
possui doutorado em filosofia pela PUCRS/MLU Halle-Wittenberg (2009), mestrado em filosofia pela PUCRS (2004) e bacharelado em filosofia pela UFRGS (2002). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento e Metafísica. Investiga principalmente os seguintes temas e autores: Filosofia Transcendental, Idealismo Alemão, Fenomenologia, Intuição; Kant, Fichte, Hegel, Schopenhauer e Husserl. Atualmente trabalha como professor adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador da linha de pesquisa "Ontologia e Metafísica" no mesmo departamento.
Currículo

Luciano Carlos Utteich é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, e Professor Adjunto da Faculdade de Filosofia e do Programa de Mestrado em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Suas áreas de investigação são a Filosofia transcendental kantiana (compreendendo os primeiros pós-kantianos Maimon, Reinhold, Schulze e Jacobi), o Idealismo alemão (Fichte, Schelling e Hegel), os primeiros românticos alemães (Schlegel, Novalis e Schiller) e os temas da Subjetividade, da Ciência e da Natureza na Alemanha do século XIX. Publicou artigos sobre a filosofia de Kant, de Fichte, de Schelling e autores da Filosofia Moderna em revistas e livros no Brasil e na Europa.